15.12.11

Filmes, séries e documentários históricos para assistir nas férias | Parte 1

Quer aprender História nas férias e longe dos livros? A gente te ajuda! Pode ir preparando a pipoca e o refrigerante pra se jogar no sofá e assistir um bom filme!

O historiador Carlos Neppel fez uma relação de filmes, séries e documentários que falam sobre algum período da história mundial e podem te ajudar a entender melhor tudo aquilo que o professor falou durante as aulas deste ano (e você não lembrou na hora do vestibular, né?)

Como a lista é grande, vocês conferem hoje a primeira parte. Dica: alguns deles estão disponíveis no YouTube. Vale a pena dar uma pesquisada lá. Bom filme!


1. O Encouraçado Potemkin - Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles, aumentando a tensão.

2. O Nascimento de uma Nação - Dois irmãos da família Stoneman visitam os Cameron em Piedmont, Carolina do Sul. Esta amizade é afetada com a Guerra Civil, pois os Cameron se alistam no exército Confederado enquanto os Stoneman se unem às forças da União. São retratadas as conseqüências da guerra na vida destas duas famílias e as conexões com os principiais acontecimentos históricos, como o crescimento da guerra, o assassinato de Lincoln e o nascimento da Ku Klux Klan.

 3. Diamante de Sangue - Serra Leoa, final da década de 90. O país está em plena guerra civil, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Quando uma tropa da FUR invade uma aldeia da etnia Mende, o pescador Solomon Vandy é separado de sua família, que consegue fugir. Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá ele encontra um diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates.



4. Iluminados pelo Fogo - 1982. Esteban Leguizamón é um homem de 40 anos que, quando tinha 18, foi levado para lutar pela Argentina na Guerra das Malvinas. A tentativa de suicídio de Vargas, um de seus ex-companheiros, faz com que relembre os fatos ocorridos na época, como o padecimento pelo frio e pela fome, os maus-tratos dos comandantes militares e os horrores da guerra. É quando Esteban decide retornar às Malvinas, para que possa se reencontrar com seu passado.

5. Centurião - 117 A.C. O Império Romano controla do Egito à Espanha, do leste até o Mar Negro. Entretanto ele enfrenta problemas no norte da Grã-Bretanha, devido às táticas de guerrilha usadas por seus inimigos. Um súbito ataque à fronteira do império romano deixa apenas Quintus Dias como sobrevivente. Ao lado do general Viriuls ele marcha rumo ao norte, no intuito de encontrar seus inimigos e eliminar o líder deles, Gorlacon.



6. A Águia - Grã-Bretanha. O ano é 140 d.C, vinte anos depois do estranho desaparecimento da Nona Legião de Roma nas montanhas da Escócia. Nesse ano, um jovem centurião, Marcus Aquila, chega de Roma, acompanhado pelo seu escravo Esca, eles percorrem e confrontam tribos selvagens, para solucionar esse mistério e restaurar a reputação de seu pai, que foi o comandante da legião perdida em terras escocesas.

7. Pedro - História bíblica que envolve boas interpretações e contextualiza todo cenário, não só religioso, mas também político da época em que se passa. Omar Sharif vive Pedro, simples pescador, que se tornou um dos pilares do cristianismo. A produção conta seu drama ao tentar divulgar o cristianismo por todo Império romano, além de retratar a sua forte amizade com Paulo. Juntos, os dois homens tornam se santos e ajudaram a mudar a história da humanidade.

8. Band of Brothers (série) - A história acompanha a trajetória de um grupo de homens (Easy Company) desde o primeiro dia de treinamento até o final da guerra, passando por todos os principais acontecimentos do cenário europeu. A narrativa humaniza os soldados, procurando retratá-los como homens comuns, mostrando o que eles gostavam, o que temiam, como eles se relacionavam uns com os outros e o que era importante para eles. Um retrato da Segunda Guerra Mundial.

9. Construindo um Império: China - Os grandes impérios foram erguidos e tiveram sua queda; mas há um que conseguiu se manter como um potência mundial de maneira invariável: a China. Este mítico gigante do distante Oriente construiu imensos canais de irrigação, desenvolveu uma frota naval superior a todos os poderes de conquista da Europa e criou um monumento sem igual em todo o mundo: A Grande Muralha da China, com mais de 6.000 quilômetros de extensão.

10. Construindo um Império: Egito - Acompanhe uma viagem pelas mais impressionantes construções do antigo Egito. Ao visitar monumentos como a cidade de Akhenaton em Amarna, a superfortaleza Núbia de Senusret e o templo mortuário de Hatsheput, ficará claro porque esta civilização obteve semelhantes avanços da engenharia há mais de cinco milênios. Não é a toa que os egípcios detiveram o recorde por ter construído o edifício mais alto sobre a Terra até o século XIX.

11. O Desastre de Chernobyl - Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, um dos reatores da usina nuclear de Chernobyl explodiu. Um inferno de chamas coloridas alcançou quase 1000 metros de altura nos céus da Ucrânia. O documentário acompanha a luta contra o tempo que milhares de soviéticos jamais poderão esquecer. Os efeitos dessa explosão haviam sido cem vezes superiores aos provocados pela bomba de Hiroshima e mais de 200 mil pessoas tiveram que ser evacuadas.



12. Construindo um Império: Roma - Por mais de 500 anos, Roma foi a mais imponente e avançada civilização do mundo. Governada por tiranos e visionários, a ambição e a sede de poder os fez empreender obras de engenharia sem precedentes, tais como a Muralha de Adriano, a Ponte de César, o Coliseu, o Panteão, os Banhos de Caracala e a Casa Dourada de Nero. Você vai conhecer a glória do império que englobou quase todo o mundo ocidental na antiguidade.

13. Adeus, Lênin! - Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander, temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos.



14. Construindo um Império: Os Maias - O império Maia guarda grandes mistérios que serão revelados neste episódio. Entre os anos 250 e 900 d.C. construíram altas pirâmides e palácios para honrar a seus deuses, sem a ajuda de metal, animais de carga e nem sequer da roda. Algumas questões ainda permanecem. O que aconteceu, de verdade, com este povo? Por que abandonaram suas cidades? Como construíram suas pirâmides? Descubra porque os maias continuam a intrigar os cientistas.

15. Construindo um Império: Os Astecas - Não houve império mais poderoso no Novo Mundo do que o império Asteca. Eles superaram os maiores desafios da engenharia e construíram a incrível cidade de Tenochtitlán no meio de um lago. Este apoteótico império fará você acreditar que sonha… da mesma forma como aconteceu com seus conquistadores. É uma história envolta de mitos e lendas. Como uma tribo nômade construiu um império em apenas 200 anos? Sua civilização rivalizou com Roma em sofisticação.

16. A Revolução Francesa - Em julho de 1789, zangados parisienses invadiram e destruíram a Bastilha, um ato que foi deflagrar uma das revoluções mais sangrentas da história. O que iniciou como luta contra uma monarquia ineficaz, terminou como uma fase na história conhecida como o Terror. O suspeitos de traição a revolução eram mortos na guilhotina. Quando o derramamento de sangue cessou, o povo da França foi capaz de se adaptar a um novo tipo de governo.

17. Construindo um Império: Os Persas - A antiga Pérsia, destemida, formidável, inflexível. Durante séculos, o Império Persa acumulou conquistas e riquezas sem igual envolto em mistérios. Do norte da África à Ásia foi uma civilização dirigida por governantes de dinastias formidáveis, ambiciosos e poderosos. Ciro, O grande é um dos poucos que merecem o título de "O Grande". O império persa protagonizou um dos mais notáveis feitos da engenharia, que a história já viu.

18.  Lula, o Filho do Brasil - 1945, sertão de Pernambuco. Menos de um mês após Aristides partir para São Paulo com uma mulher bem mais nova, dona Lindu dá a luz ao seu sétimo filho: Luiz Inácio da Silva, que logo ganha o apelido de Lula. Sem ter a quem recorrer, Lindu cuida da família sozinha. Três anos depois Aristides retorna, acompanhado de Sebastiana, sua filha. Uma semana depois ele parte mais uma vez, deixando o bebê e levando consigo Jaime, o segundo filho mais velho.




19. Catarina, a Grande - Catherine, uma inexperiente princesa alemã, se torna a noiva do filho do czar Pedro. Louco e abusivo, é o herdeiro da czarina Elisabeth da Rússia, com quem aprende a arte do cinismo para conseguir o poder imperial absoluto a qualquer custo, incluindo o sacrifício de seu amante, o jovem oficial Saltikov, que lhe dá um herdeiro. Após a morte de Elisabeth, ela rapidamente se organiza para tomar o poder com o apoio dos militares e da Corte.
 

20. Tropa de Elite - Rio de Janeiro, 1997. Nascimento, capitão da Tropa de Elite do Rio de Janeiro, é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão "apaziguar" o Morro do Turano por um motivo que ele considera insensato. Ele tem que cumprir as ordens enquanto procura por um substituto porque sua mulher, grávida, lhe pede para sair da linha de frente do Batalhão. Em meio a um tiroteio, Nascimento e sua equipe tem que resgatar dois aspirantes a oficiais da PM. 

21. Tropa de Elite 2 - 2010. Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.

22. The Tudors (série) - A série conta a história do jovem, poderoso e sedutor rei Henrique VIII, focando os anos iniciais do tumultuado reinado de quase quarenta anos (1509-1547) do ambicioso rei da Inglaterra. Corajoso e apaixonado por seu país e por suas mulheres, a obsessão de Henrique em garantir seu legado o levou a decapitar amigos e inimigos, travar uma guerra e desafiar a poderosa igreja católica, mudando para sempre a alma do império britânico.

23. Cleópatra - A Rainha do Egito
- Cleópatra tem sido tradicionalmente pintada como uma mulher cruel, promíscua e amante dos deleites da boa mesa e cama. Mas através de trabalhos de pesquisa histórica e arqueológica, este documentário mostra Cleópatra como uma mulher monogâmica, que amou os únicos dois homens com quem se envolveu em toda sua vida. Mãe devotada de quatro filhos, prevendo a chegada de sua morte, planejou o salvamento e sucesso de suas crianças.

24. O Descobrimento do Brasil - O filme retrata o momento de um país que já nasce do choque entre culturas. O português chega em Vera Cruz, e acaba vendo que a própria se encontra habitada. Um contato é necessário e assim iniciam-se conflitos que se tornariam vestígios de uma relação de superposição de culturas, de "vestidos contra nus", o primeiro choque etnocêntrico que todos já sabemos os resultados. É nesse embate que nasce a câmera de Humberto Mauro.


25. O Triunfo da Vontade - O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.

2 comentários:

Willian Brognoli disse...

OIA o Carlão ai rapá! que mundo pequeno ein uashusahsauhasuhsaush

Cynthia disse...

Band of Brothers é muito bom... Diamantes de Sangue também... vou ter que assistir os outros =D

Postar um comentário