2.12.11

Aprenda a controlar a ansiedade e o nervosismo!

Sabemos que é difícil - praticamente impossível - controlar o nervosismo e a ansiedade nos dias que antecedem o vestibular e até mesmo na hora da prova. Mas, isso é fundamental pra que todos os seus anos de estudo e dedicação não tenham sido em vão. 

O Ricardo Marcelo Sachser é psicólogo, pós-graduando em Neuropsicologia Clínica, presidente e chefe do Setor de Estudos Integrados em Neurociências da Sociedade Multiprofissional em Saúde Coletiva de Cunha Porã (SMSC-CP) e premiado pela Sociedade Paranaense de Pediatria. Ele, que também já sofreu as pressões do vestibular, agora dá dicas para que todos consigam manter o corpo e a mente saudáveis e se saiam bem nas provas!

  • O ideal é iniciar bem a semana, mantendo atividade física regular, hidratação e alimentação equilibrada.

  • Muito cuidado com o excesso de açúcar, pois a glicose é o principal combustível dos neurônios e não queremos sinais de agitação na hora da prova!

  • O alongamento pré-prova é fundamental! Acho que ninguém quer ficar se mexendo à procura de uma posição na cadeira em decorrência de dor nas costas ou desconforto muscular na perna. Desatenção é o inimigo!

  • Técnicas de respiração evitam hiperventilação pulmonar e taquicardia (sinais comuns das síndromes ansiosas, particularmente do ataque de pânico). Não se esqueça de respirar fundo antes e depois de ler e resolver cada questão.

  • Dica de estudos: ler 15 minutos (atenção sustentada) com descanso de 5 minutos por períodos de 2 em 2 horas. Nossa atenção – que é um fenômeno neurológico – compete com muitos estímulos do ambiente, sendo que “manter a mente atenta” é uma tarefa que exige muito do cérebro. Portanto, concentre-se, engate a 5ª marcha de seu cérebro por 15 minutos e, depois, durante os próximos 5 minutos, coloque-o em ponto morto (mas sem desligar o motor). Lazer também é imprescindível!

  • Estudar de última hora é para os fracos! Os bons possuem agendas, regulam o sono, intercalam horários de estudo durante a semana, fazem caminhadas, evitam cigarro e consumo de álcool, praticam esportes e consolidam melhor suas memórias.

  • Aconselhamento psicológico auxilia no controle da ansiedade, criando estratégias adaptadas individuais. Procure um psicólogo ou mande um email para ricardo.neuropsico@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário